sábado, 2 de maio de 2009


Nome popular : ButiáNome

científico: Butia eriospatha (Mart.exDrude) Becc.

Família: Palmae

Ocorrência: Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, nos campos do planalto desses Estados. Na região litorânea do sul do país ocorre a espécie Butiá capitata Becc., de características muito semelhante a essa espécie, recebendo inclusive quase os mesmos nomes populares.

Utilidade: A madeira é empregada apenas localmente em construções rústicas. Os frutos são cosmétiveis e muito apreciados pelas populações locais, que os consomem ao natural, na forma de licores e vinhos. A amêndoa é comestível e fornece óleo alimentar. As folhas são utilizadas para o fabrico de chapéus, cestos, cordas, e para enchimento de colchões e estofados. Os frutos são também muito consumidos por várias espécies de pássaros. A árvore é extremamente ornamental e muito utilizada na arborização de ruas e praças em toda a região sul do país.

Floração: Floresce durante os meses de outubro-janeiro.

Frutificação : Amadurecem nos meses de janeiro-março


Nome popular: Pau-brasil

Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.

Família: Leguminosae

Ocorrência: Matas costeiras (Mata Atlântica), do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

Utilidade: Sua madeira é muito pesada, dura e muito resistente. É empregada atualmente somente na confecção de arcos de violinos. É uma árvore de porte elegante, copa arredondada, folhas verde-escuras brilhantes, flores em cacho amarelo-ouro, ótima para uso paisagístico.

Floração: As flores de cor amarelo-ouro , florescem a partir do final de setembro, prolongando-se até meados de outubro.

Frutificação: Os frutos amadurecem nos meses de novembro-janeiro.A exploração predatória de sua madeira desde a época do descobrimento do Brasil, inclusive sendo exportada para a Europa, tornaram esta espécie ameaçada de extinção.

Nome popular: Imbuia, Embuia

Nome científico: Ocotea porosa (Nees) Barroso

Família: Lauraceae Ocorrência: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas submatas dos pinhais.

Utilidade: A madeira é uma das mais procuradas para confecção de mobiliário de luxo, principalmente pela sua beleza; muito utilizada também para construção civil como tacos, esquadrias, lambris, pontes e moirões, para marcenaria de luxo, laminados e carpintaria. A árvore é bastante ornamental e pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral.

Floração: Floresce durante os meses de outubro-novembro.

Frutificação: Os frutos amadurecem em janeiro-marçoA extração predatória e indiscriminada de sua madeira, muito usada na confecção de mobiliários e construção civil, ameaça a espécie de extinção.

Nome popular : Cambuci

Nome científico: Campomanesia phaea (O. Berg) Landrum

Família: Myrtaceae

Ocorrência: Ocorre em São Paulo e Minas Gerais na vertente da Serra do Mar que dá para o planalto e no início do planalto em direção ao interior, regiões intensamente devastadas pela ocupação humana

Utilidade: A madeira é própria para confecção de cabos de ferramentas e instrumentos agrícolas, produz frutos comestíveis ingeridos principalmente na forma de sucos e licores. Nos tempos colônias eram apreciados para aromatizar refresco e vinhos. Por ser um vegetal taninoso é considerado cicatrizante, antidiarréico, e seus frutos e cascas podem substituir o limão na medicina popular.

Floração: Agosto - Novembro.

Frutificação : Janeiro-Fevereiro. Seus frutos são bastante apreciados por pássaros, por isso é componente indispensável nos reflorestamentos heterogêneos destinados a recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.Ameaçada de extinção devido exploração predatória da sua madeira para fabricação de ferramentas e a destruição da Mata Atlântica, seu habitat natural.

Nome popular: Bromélia-Imperial

Nome científico: Alcantarea Imperialis (Carrière) Harms

Família: Bromeliaceae

Atrai polinizadores, especialmente os beija-flores

Floração: Inflorescência ereta, terminal, ramificada, bem mais alta que a folhagem, com brácteas brilhantes de cor marrom-avermelhada, com numerosas flores de cor amarela.Multiplica-se por sementes e eventualmente pelas mudas que se formam por brotações de estolões.Ameaçada de extinção por ser uma espécie ornamental, muito apreciada em projetos paisagísticos.